Palafrugell

O município situa-se em plena Costa Brava. Palafrugell é o centro comercial e cultural, mas na costa existem três núcleos de prestígio turístico reconhecido. Calella, Llafranc e Tamariu, junto a Lofriu, no interior e de caráter mais rural. Para se proteger das incursões marítimas, a população estabeleceu-se no interior nos séculos V e VI, sendo este a origem do município.

A sua economia muda radicalmente no século XIX ao converter-se numa cidade industrial, principalmente. Nessa época foram construídos edifícios emblemáticos como Can Mario. Posteriormente, o turismo converteu-se no seu principal motor económico.


Faro de Sant Sebastià. Foto: Joan Guitart

 


Calella. Foto: Lluís Maimí

O QUE VISITAR E FAZER?

O litoral do município é formado por uma infinidade de rochas, praias e lugares muito escondidos de grande beleza. Recomendamos uma excursão de barco ou caiaque para descobrir todo o seu encanto.

Várias praias têm bandeira azul e Tamariu e Llafranc foram certificadas com o “Q” de qualidade turística. Os trajetos convencionados permitem conhecer detalhadamente os lugares mais encantadores e desfrutar de vistas únicas, sem esquecer as redes de cicloturismo e caminhadas, bem como itinerários para conhecer o património arquitetónico, cultural e natural.

Aconselha-se uma visita ao depósito modernista de Can Mario, símbolo de identidade de Palafrugell, o conjunto monumental de Sant Sebastià ou o Jardim Botânico e o Castelo de Cap Roig. Quanto ao património cultural, o município acolhe um grande movimento albergando por exemplo, a Fundação Pla, o Centro de Interpretação de Sa Perola, localizado no antigo edifício que os pescadores utilizavam para levar a cabo a tarefa de tingir regularmente as redes para conservá-las o mais tempo possível, o espaço de Arte Contemporânea de Can Mario (Fundação Vila Casas), etc.

 

CURIOSIDADES…

Uma das principais fontes de riqueza do município foi a indústria corticeira que, atualmente, ainda tem grande prestígio. Podemos encontrar objetos fabricados com este material em várias lojas e no Museu da Cortiça.

Em Palafrugell celebram-se várias atividades durante todo o ano, mas talvez possamos destacar a Cantada de Habaneras, que ocorre em Calella de Palafrugell desde o ano de 1966, as festas da primavera ou o Festival Jardins de Cap Roig. Por outro lado, a gastronomia do município é a tipicamente mediterrânica. Os dois eventos gastronómicos de mais prestígio são La Garoinada e Es Niu.

 

OFERTA TURÍSTICA

O município, de evidente orientação turística, tem uma oferta muito variada em alojamentos e também em locais de restauração.
 

municipio-palafrugell-3
Llofriu. Foto: Joan Guitart

 

MAIS INFORMAÇÕES

Câmara Municipal de Palafrugell
C. Cervantes 16
17200 Palafrugell, Girona
T. 972 613 100
ajuntament@palafrugell.cat
www.palafrugell.cat

Escritório de Turismo de Palafrugell
Av. de la Generalitat 33
17200 Palafrugell, Girona
T. 972 300 228
turisme@palafrugell.cat
www.visitpalafrugell.cat

 

Fontes: Informação extraída de www.palafrugell.cat, www.visitpalafrugell.cat e Wikipedia.