CORKLANDTOUR
Através do projeto CORKLANDTOUR. Cork, Landscape & Tourism. Valorização social e turística das paisagens corticeiras, a qual recebe a colaboração da Fundação da Biodiversidade, do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, descobrirá o mundo da cortiça através dos seus municípios, os espaços naturais onde se localizam e os museus e centros de interpretação.
Objetivo Global
Localização geográfica e atividades a desenvolver
O projeto será desenvolvido durante o ano de 2014 nos territórios corticeiros da Andaluzia, Aragão, Castilla-La Mancha, Castilla e León, Catalunha, Comunidade Valenciana e Extremadura, todos eles com adesão à RETECORK, visto que esta ligação é a base para a implementação das atividades projetadas.
Neste contexto, as atividades a serem desenvolvidas, entre outros, são os seguintes:
- Atualização dos inventários de recursos turísticos nos territórios corticeiros e respetiva presença nas plataformas de comercialização realizadas pela RETECORK em 2011.
- Jornadas: sensibilização e formação aos agentes turísticos dos territórios corticeiros na criação do produto.
- Adaptação, tradução e difusão do manual de boas práticas para a criação de produtos turísticos. Apresentação de produtos temáticos corticeiros a nível nacional e internacional.
- Campanha de comunicação e promoção sobre a singularidade dos territórios corticeiros e respetiva oferta turística associada. Apresentação a operadores turísticos, meios de comunicação, líderes de opinião, população local e potenciais visitantes através da participação em eventos de formato diferente e do desenvolvimento de uma plataforma tecnológica.

A CORKLANDTOUR pretende reforçar o trabalho que tem vindo a realizar a RETECORK, intensificando a inter-relação entre micro e pequenas empresas, agentes turísticos (públicos e privados) e potenciais visitantes, para valorizar os produtos corticeiros e respetivo património associado.
Da mesma forma, a criação de produtos temáticos irá permitir a diversificação dos visitantes, a redução da sazonalidade, a criação de novos postos de trabalho (mais estáveis e de qualidade) e uma melhoria na rentabilidade da atividade turística.