PONTE DE SOR

Situado no Alto Alentejo, o Município de Ponte de Sor encontra-se numa região de transição entre o norte e o sul de Portugal, bem como entre o litoral e o interior.

Esta centralidade geográfica permite uma grande proximidade com as cidades de Lisboa, Badajoz, Évora e Portalegre. Na realidade, Ponte de Sor desenvolveu-se precisamente como local de passagem, sendo que a abertura do caminho-de-ferro, em 1863, permitiu o crescimento industrial do concelho, com destaque para a transformação de cortiça. Desta forma, ao longo dos últimos 150 anos, algumas das mais importantes multinacionais estabeleceram aqui unidades de produção, salientando-se a Henry Bucknall & Sons, a Sociedade Nacional de Cortiças, a Mundet & C.ª e, atualmente, o Grupo Amorim e o JPSCorkGroup, entre outras empresas de menor dimensão.


Municipio de Ponte de Sor

 

Com um território dominado pelo sobreiro e marcado pela Albufeira de Montargil, a fileira da cortiça, à qual se acrescenta a exploração dos demais produtos do montado, é a principal atividade económica do concelho de Ponte de Sor. Assim, todos os dias, milhares de pontessorenses trabalham na gestão e extração florestal de cortiça, na sua transformação industrial, na produção agroalimentar e, mais recentemente, no setor aeronáutico e nas atividades turísticas em torno do património natural único que é o montado de sobro.

 

Municipio de Ponte de Sor

O QUE VISITAR E FAZER?

É em torno do Turismo de Natureza, nas suas diversas vertentes, que se desenvolvem as principais atividades turísticas do concelho. Nesse sentido, e devido à importância que a água assume no concelho, o turista poderá praticar diversos desportos náuticos, motorizados e não-motorizados, na Albufeira de Montargil, podendo, para este efeito, dirigir-se ao Clube Náutico, ao Parque de Campismo de Montargil ou a algumas unidades de turismo rural da região. A Albufeira é ainda um local privilegiado para os amantes de birdwatching, que encontram neste local toda a variedade de fauna e flora típica do montado de sobro.

 

Já em Ponte de Sor, a Zona Ribeirinha, que tem como pano de fundo a Ribeira de Sor, acolhe um conjunto de equipamentos e serviços desportivos e de lazer, nomeadamente, um campo de ténis, piscinas municipais, equipamentos de manutenção física, uma pista de pesca desportiva e aluguer de canoas. Por outro lado, aqui se inicia um percurso pedestre com passagem por moinhos de água de rodízio oitocentistas, atravessando ainda uma paisagem de montado de sobro em diferentes fases de evolução.

Do centro histórico, que se situa perto da Zona Ribeirinha, realça-se a Cerca (séc. XIV), a Fonte da Vila (séc. XVIII), a Igreja de São Pedro (séc. XVIII) e, do século XIX, a Ponte sobre a Ribeira de Sor e o edifício dos Paços do Concelho cujo rés-de-chão albergou a Cadeia Municipal. Já do início do século XX, o Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, instalado numa antiga Fábrica de Moagem de Cereais e Descasque de Arroz, reúne diversos equipamentos culturais como a Biblioteca Municipal; o Arquivo Histórico Municipal; espaços expositivos vinculados à Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e à Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas; o Teatro da Terra; o Fablab Alentejo; e três Núcleos de Arqueologia Industrial relacionados com o passado do edifício e que, embora se encontrem em fase de musealização, estão abertos a visitas.

Durante as noites de Verão, o Anfiteatro na Zona Ribeirinha acolhe inúmeros espetáculos musicais, com destaque para aqueles que se realizam durante as Festas da Cidade que, durante 5 dias em torno do dia 8 de julho, comemoram a data em que Ponte de Sor foi elevada a cidade.

Por último, é de salientar a riqueza gastronómica do concelho de Ponte de Sor que inclui produtos tipicamente mediterrânicos como o mel, o azeite, o vinho, os cogumelos ou os espargos aos quais se junta o peixe de rio. Desta variedade resultam pratos como o achigã frito, o ensopado de borrego, as especialidades de porco preto, as migas de espargos e de coentros, e, na doçaria, o bolo de mel, o bolo cigano de Montargil, a típica boleima de Ponte de Sor e os doces elaborados a partir de bolota.

 

CURIOSIDADES…

  • Em 1952, ainda laboravam no concelho de Ponte de Sor 45 moinhos de água de rodízio, cujo primeiro registo deste tipo de estruturas data do séc. XIV.
  • No Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor encontra-se o maior mosaico do mundo em rolhas de cortiça, com aproximadamente 400 mil rolhas.
  • A obra Aquilégio Medicinal, publicada em 1726, descreve a Fonte da Vila cuja água «tem conhecida virtude para os achaques de pedra, e areias, como se tem experimentado muitas vezes».
  • Antes do atual Aeródromo Municipal, já tinha existido, entre 1919 e 1935, um Campo de Aviação em Ponte de Sor.

Maior mosaico do mundo em rolhas de cortiça. Foto: Município de Ponte de Sor

 

OFERTA TURÍSTICA

Para melhor conhecer o que o concelho tem para oferecer visite:

MAIS INFORMAÇÕES

Município de Ponte de Sor
Campo da Restauração
7400-223 Ponte de Sor
T. 242 291 580
geral@cm-pontedesor.pt
turismo@cm-pontedesor.pt

www.cm-pontedesor.pt
turismo.cm-pontedesor.pt 

Fontes: Informação disponibilizada pelo Município de Ponte de Sor.