Muelas del Pan

Este município destaca o seu ambiente natural envolvente, muito bem conservado, com serras de sobreiros, azinheiras e cerejeiras; e as rochas escarpadas dos Arribes del río Esla, o qual atravessa o município e as terras de cultivo e pastoreio.

Nas serras existem importantes populações de raposas, veados, javalis e até lobos. Encontramos também águias e cegonhas brancas e pretas ao longo da província, estas últimas são no entanto mais difíceis de avistar.

Muelas del Pan encontra-se a 22 quilómetros da cidade de Zamora. Esta cidade, com os seus 23 templos no seio do município e 14 igrejas no centro histórico converteu-se na cidade com maior número e qualidade de templos românicos da Europa. Tudo isso a fez merecedora da denominação Perla del Románico no mundo da arte.


Muelas del Pan, Cerezal de Aliste. Foto: Lluís Català

 

O QUE VISITAR E FAZER?

Como espaços naturais, destaca-se a Zona de Especial Proteção para as Aves dos Cañones del Duero e a Reserva Regional Serra da Culebra. Estes espaços proporcionam a Muelas del Pan um ambiente envolvente natural inigualável que os amantes das caminhadas podem descobrir através de trilhos perfeitamente sinalizados e marcados em cada um dos núcleos do município. De entre estes trilhos, destaca-se o dos sobreiros que chega até Sofreral, um bosque de 350 hectares de sobreiros, os mais setentrionais do país.

Por outro lado, não podem ficar de parte as casas e arquitetura popular, a ermida de San Esteban, a barragem de Ricobayo… O município dispõe de dois equipamentos culturais: o Centro de Interpretação da natureza El Alcornocal e o Museu de Cerâmica e Arqueologia; neste último podem descobrir os vestígios da cultura que o tempo tem acumulado ao longo dos séculos.

 

CURIOSIDADES…

A olaria representava a principal atividade realizado no município de forma tradicional, desaparecendo a figura do oleiro na década de trinta do século passado. Faz aproximadamente 4 anos que o Museu de olaria programou alguns cursos sobre esta disciplina onde se destacou um aluno, neto da última oleira. Este jovem está, atualmente, a recuperar formas e texturas do barro, para que a olaria se volte a considerar uma tradição viva que nunca se deveria perder.

No que respeita à gastronomia está direcionada, como não poderia deixar de ser, para as carnes: suculentos nacos de vitela, com a Denominação de qualidade de carne de vitela de Aliste e animais criados nos pastos e prados das suas populações. Para acompanhar estas saborosas carnes recomenda-se um belo vinho de Toro, ou da zona de Arribes e pouco a pouco vai começar a fazer-se um vazio nas mesas.

 

municipio-muelas-del-pan-2
Praia de Ricobayo de Alba. Foto: Câmara Municipal de Muelas del Pan

OFERTA TURÍSTICA

Muelas del Pan tem várias casas de turismo rural, hostel, bem como bares, restaurantes e uma estalagem onde degustar a gastronomia da zona.

No entanto, recorde-se que a menos de 30 quilómetros do município, encontra-se Zamora, onde podem encontrar uma oferta muito mais ampla de alojamento e restauração.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Câmara Municipal de Muelas del Pan
Plaza Mayor 1
49167 Muelas del Pan, Zamora
T. 980 553 005
info@ayto-muelasdelpan.com
www.ayto-muelasdelpan.com

Centro de Interpretação El Alcornocal
C. San Roque
49167 Muelas del Pan, Zamora
T. 980 553 005
info@alcornocal.es
www.alcornocal.com

Museu de Olaria e Arqueologia
C. Sillada 8
49167 Muelas del Pan, Zamora
citamuseos@ayto-muelasdelpan.com
www.ma-am.es

 

 

Fontes: Informação extraída de www.ayto-muelasdelpan.com, www.alcornocal.com, www.tierradelpan.com, www.ayto-zamora.org e Wikipedia.