Agullana

O município encontra-se na comarca de Alt Empordà, na província de Girona e muito próximo da fronteira com França. O território estende-se pela zona ocidental da Serra de Albera, onde se destaca a sua paisagem e património natural, que animam todo o tipo de atividades de lazer ao ar livre.

Em meados do século XVIII começou a desenvolver-se a indústria da cortiça. No momento de máximo esplendor, em inícios do século XX, a vila contava com 40 fábricas que se dedicavam a esta indústria. Mostras do desenvolvimento de Agullana nessa época são todo um conjunto de edifícios modernistas, como o chalet Parellada, a cada Estela, Can Vidal, o asilo Gomis ou o café La Condòrdia.

municipio-agullana-1
Agullana. Foto: Lluís Català

 


Porta original da antiga fábrica de Can Bech. Foto: Lluís Català

O QUE VISITAR E FAZER?

Agullana encontra-se entre dois espaços naturais: a reserva natural de interesse nacional La Albera e a Reserva Natural Salines-Bassegoda. Este lugar tem uma paisagem única e ideal para fazer caminhadas a pé ou andar de bicicleta, através do vários trilhos que permitem conhecer monumentos importantes megalíticos e mostras magníficas de arquitetura civil. O município conta também com várias árvores monumentais de características impressionantes: castanheiros, sobreiros, carvalhos… são árvores centenárias e algumas delas têm troncos com mais de 7 metros de diâmetro.

Por outro lado, a Igreja de Santa Maria de Agullana é um sítio obrigatório para visitar, bem como a ermida de Santa Eugénia ou edifícios modernistas como o asilo Gomis ou o café La concòrdia.

Em relação ao património cultural, visitem a sala de exposição permanente da necrópoles de Can Bech de Baix, nome que é dado ao espaço do Bronze Final localizado no município de Agullana e onde é possível conhecer todo o bronze encontrado nas últimas escavações e trabalhos de investigação no ano de 1973.

 

CURIOSIDADES…

As particularidades de Agullana fazem com que os seus produtos sejam de grande qualidade como, por exemplo, o vinho da D.O. Empordà ou o azeite virgem da D.O. Protegido do Empordà. Quanto a festas e tradições, são muitas as que se celebram no município; umas que são mais comuns no território, como a Castañada ou a Festa da Páscoa e outras mais singulares, como a festa da Xuia ou a recuperada festa da Estrada.

A gastronomia de Agullana é a típica mediterrânica, sendo os pratos caseiros e a botifarra os pratos por excelência. mas se existe uma festa onde a gastronomia seja a protagonista, é a anteriormente mencionada Festa da Xuia. Os vizinhos da povoação iniciam um percurso pelas suas ruas, pela vizinhança de Estrada e pelo Ribeiral para colherem os ingredientes e poderem fazer as tortilhas Xuies: ovos, toucinho, botifarras e azeite.

 

OFERTA TURÍSTICA

Poe se encontrar no meio de duas reservas naturais, Agullana tem um ambiente muito propício ao turismo ativo, com múltiplas possibilidades como por exemplo as caminhadas, passeios a cavalo, BTT, etc. Não nos podemos esquecer também de todas as visitas culturais que se podem realizar no mesmo município ou nos seus arredores.

Para mais informações

 

MAIS INFORMAÇÕES

Câmara Municipal de Agullana
C. Lluís Gomis 2
17707 Agullana, Girona
T. 972 535 206
ajuntament@agullana.cat
http://ca.agullana.cat

Consórcio de Salines Bassegoda
Plaça de la Vila 5
17744 Navata, Girona
T. 972 565 004
http://es.salines-bassegoda.org/

municipio-agullana-3
La Concòrdia, Agullana. Foto: Lluís Català

 

Fontes: Informação extraída de www.agullana.cat, www.salines-bassegoda.org e Wikipedia.