O município encontra-se na comarca de Alt Empordà, na província de Girona e muito próximo da fronteira com França. O território estende-se pela zona ocidental da Serra de Albera, onde se destaca a sua paisagem e património natural, que animam todo o tipo de atividades de lazer ao ar livre.
Em meados do século XVIII começou a desenvolver-se a indústria da cortiça. No momento de máximo esplendor, em inícios do século XX, a vila contava com 40 fábricas que se dedicavam a esta indústria. Mostras do desenvolvimento de Agullana nessa época são todo um conjunto de edifícios modernistas, como o chalet Parellada, a cada Estela, Can Vidal, o asilo Gomis ou o café La Condòrdia.
Agullana. Foto: Lluís Català
Porta original da antiga fábrica de Can Bech. Foto: Lluís Català
O QUE VISITAR E FAZER?
Agullana encontra-se entre dois espaços naturais: a reserva natural de interesse nacional La Albera e a Reserva Natural Salines-Bassegoda. Este lugar tem uma paisagem única e ideal para fazer caminhadas a pé ou andar de bicicleta, através do vários trilhos que permitem conhecer monumentos importantes megalíticos e mostras magníficas de arquitetura civil. O município conta também com várias árvores monumentais de características impressionantes: castanheiros, sobreiros, carvalhos… são árvores centenárias e algumas delas têm troncos com mais de 7 metros de diâmetro.
Por outro lado, a Igreja de Santa Maria de Agullana é um sítio obrigatório para visitar, bem como a ermida de Santa Eugénia ou edifícios modernistas como o asilo Gomis ou o café La concòrdia.
Em relação ao património cultural, visitem a sala de exposição permanente da necrópoles de Can Bech de Baix, nome que é dado ao espaço do Bronze Final localizado no município de Agullana e onde é possível conhecer todo o bronze encontrado nas últimas escavações e trabalhos de investigação no ano de 1973.
CURIOSIDADES…
As particularidades de Agullana fazem com que os seus produtos sejam de grande qualidade como, por exemplo, o vinho da D.O. Empordà ou o azeite virgem da D.O. Protegido do Empordà. Quanto a festas e tradições, são muitas as que se celebram no município; umas que são mais comuns no território, como a Castañada ou a Festa da Páscoa e outras mais singulares, como a festa da Xuia ou a recuperada festa da Estrada.
A gastronomia de Agullana é a típica mediterrânica, sendo os pratos caseiros e a botifarra os pratos por excelência. mas se existe uma festa onde a gastronomia seja a protagonista, é a anteriormente mencionada Festa da Xuia. Os vizinhos da povoação iniciam um percurso pelas suas ruas, pela vizinhança de Estrada e pelo Ribeiral para colherem os ingredientes e poderem fazer as tortilhas Xuies: ovos, toucinho, botifarras e azeite.
OFERTA TURÍSTICA
Poe se encontrar no meio de duas reservas naturais, Agullana tem um ambiente muito propício ao turismo ativo, com múltiplas possibilidades como por exemplo as caminhadas, passeios a cavalo, BTT, etc. Não nos podemos esquecer também de todas as visitas culturais que se podem realizar no mesmo município ou nos seus arredores.
MAIS INFORMAÇÕES
Câmara Municipal de Agullana
C. Lluís Gomis 2
17707 Agullana, Girona
T. 972 535 206
ajuntament@agullana.cat
http://ca.agullana.cat
Consórcio de Salines Bassegoda
Plaça de la Vila 5
17744 Navata, Girona
T. 972 565 004
http://es.salines-bassegoda.org/
La Concòrdia, Agullana. Foto: Lluís Català
Fontes: Informação extraída de www.agullana.cat, www.salines-bassegoda.org e Wikipedia.