Parque Nacional de Cabañeros

Este Parque, situado nos Montes de Toledo, está intimamente ligado à história de Toledo que, desde o século XIII ao século XIX, foi sua propriedade. Em 1988, Cabañeros foi declarado Parque Natural, passando a ser Parque Nacional em 1995, com uma extensão superior a 40 000.

As serras deste Parque estão muito afetadas pela erosão e apresentam um aspeto ondulado. A altitude oscila entre os 620 metros no nível basal, até aos 1500 metros nas montanhas de Rocigalgo. Ocupa parte das províncias da Ciudad Real e Toledo e é uma Zona de Especial Proteção para as Aves (ZEPA) e Lugar de Importância Comunitária (LIC).

espacio-natural-cabaneros-1
Torres de Estena. Foto: Parque Nacional de Cabañeros

 

VEGETAÇÃO, FLORA E FAUNA ÚNICA

espacio-natural-cabaneros-5
Veados. Foto: Parque Nacional de Cabañeros

Cabañeros conta com 1000 espécies catalogadas de plantas vasculares. Carvalho-cerquinho, áceres, carvalhos e sobreiros originando um bosque caráter misto, que em conjunto com o aromático mato mediterrâneo, constituem a mais genuína paisagem ibérica. Lagoas e charcos cobrem-se de ranúnculos, enquanto nas águas tranquilas e profundas do rio Bullaque são habituais os nenúfares amarelos.

A vegetação de ribeira nestas áreas atinge uma determinada espessura em forma de bosques-galeria, formados principalmente por salgueiros, amieiros e freixos. Entre as espécies contempladas no Catálogo Regional de Espécies Ameaçadas de Castilla-La Mancha que podemos encontrar no parque, destacam-se o teixo, o azereiro, a trança-de-dama-estival e cirpus holoschoenus.

Aqui vivem cerca de 200 espécies de aves, entre as quais destacam-se algumas de porte bastante grande, como é o caso do abutre preto, a águia ibérica e a águia-real. As rañas (planícies entre as ondulações da serra) acolhem aves de zonas abertas como a abetarda, o sisão e a cotovia. Cabañeros é também uma terra de grandes mamíferos, podendo contemplar-se o veado, o javali e a corça.

 

PATRIMÓNIO

A presença do homem no parque data de há muitos anos, os restos das primeiras populações remontam ao Paleolítico Inferior. Também foram localizadas pequenas povoações da Idade do Bronze. Foi precisamente a partir das cabanas dos pastores e trabalhadores de carvão que a cidade adquiriu o nome e também o próprio Parque.

Em Cabañeros pode encontrar-se uma grande quantidade de monumentos e elementos do património histórico construído, como o castelo e a torre de Malamoneda de Hontanar e também o local arqueológico com o mesmo nome. Em Retuerta del Bullaque, encontramos o museu da Fauna de Cabañeros, Zoorama, espaço onde se mostra ao visitante as espécies animais que habitam no Parque, bem como as suas gentes e tradições.

Atualmente, em alguns lugares do interior de Cabañeros continua a praticar-se a extração da cortiça nos sobreiros e a apicultura.

ROTAS E CAMINHOS

Para poder descobrir o Parque Nacional de Cabañeros existe uma longa lista de trilhos e caminhos que pode percorrer, seja sozinho ou na companhia de um guia. Podem ser feitos a pé, de bicicleta ou num jipe.

Também estão disponíveis visitas para grupos organizados, para famílias, rotas para birdwatching, rotas a cavalo, descidas em kayak ou vários workshops.

Para mais informações

 

MUNICÍPIOS NA ÁREA PROTEGIDA

No Parque Nacional encontramos os municípios Alcoba de los Montes, Horcajo de los Montes, Navas de Estena e Retuerta del Bullaque da província de Ciudad Real; e Hontanar e Los Navalucillos na província de Toledo.

 

SERVIÇOS E MAIS INFORMAÇÕES

No espaço podemos encontrar os seguintes serviços:

  • Atividades de educação ambiental
  • Estacionamento
  • Área de Piqueniques
  • Centro de Visitantes
  • Itinerários adaptados
  • Itinerários sinalizados
  • Material divulgativo e placares informativos
  • Visitas guiadas

Posto do Parque Nacional de Cabañeros
Crta. Abenójar-Torrijos s/n
13194 Pueblonuevo del Bullaque, Ciudad Real
T. 926 783 297 · cabaneros@mma.es

Pode encontrar-se um Centro de Visitantes em Alcoba de los Montes, um Museu Etnográfico e Informação em Alcoba e Horcajo e pontos de informação em Navas de Estena e em Los Navalucillos.

 

Fontes: Informação facultada por ACER. Associació per a la Conservació de l’Entorn i la Recerca; e extraída de www.alcobadelosmontes.es, www.turismocastillalamancha.es, www.navasdeestena.org, www.retuertadelbullaque.com, www.los-navalucillos.com, www.visitacabaneros.es, www.diputoledo.es, www.magrama.gob.es e Wikipedia.