A Serra da Albera é o nome que recebe a parte oriental dos Pirenéus. Separa as planícies de Empordà e Rosellón, e desde 1659, com o tratado dos Pirenéus, a sua línea de crista estabelece a fronteira franco-espanhola.
Constitui uma unidade ecológica e paisagística de grande qualidade onde se pode observar a transição entre as espécies próprias da cordilheira pirenaica e as tipicamente mediterrâneas. Este setor foi declarado Espaço Natural de Interesse Nacional em 1986 e conta com uma superfície de 4207 hectares.
Posteriormente, foram criadas duas reservas parciais neste espaço: a Reserva Natural Parcial da cabeceira do rio Orlina, de 384 hectares, com a finalidade de preservar a flora, especialmente as faias; e a Reserva Natural Parcial do Vale de Sant Quirze, de 585 hectares, para a proteção da tartaruga mediterrânea.
La Albera, Banyuls. Foto: Lluís Català
VEGETAÇÃO, FLORA E FAUNA ÚNICA
Javali e crias de javali. Foto: Jaume Justafré
Existem diferenças importantes entre o setor oriental e o ocidental. O setor de Requesens-Baussitges apresenta as zonas mais húmidas e elevadas, com uma vegetação extraordinária: sobreiros, azinheiras, castanheiros, etc. A zona de Baussitges alberga o alto vale do rio Orlina, onde persistem as populações de faias mais orientais da Península.
Por outro lado, o setor de Sant Quirze de Colera é uma zona de características plenamente mediterrâneas e que, lamentavelmente, tem vindo a ser castigada pelos incêndios florestais.
No Espaço Natural existem várias espécies vegetais protegidas. Destacam-se duas árvores: o teixo e o azevinho. Do resto de espécies destacam-se as orquídeas.
A espécie animal mais valiosa de Albera é a tartaruga mediterrânea. A zona oriental é o único lugar da Península onde subsiste este réptil e trata-se de uma população realmente rara e em grave perigo de extinção.
É notável a grande diversidade de morcegos que habitam no espaço e no grupo das aves de rapina é de salientar a águia-real, a águia-perdigueira ou o bufo real. Quanto aos carnívoros, para além da raposa, encontramos a fuinha, a doninha, a gineta e o gato-bravo.
PATRIMÓNIO
O maciço de Albera, por ter os outeiros e as montanhas de menor altura dos Pirenéus, foi sempre um local de passagem. Não é de estranhar que nas suas vertentes meridionais se erga uma das concentrações mais significativas de monumentos megalíticos da Catalunha.
Na linha fronteiriça com França encontram-se as ruínas do antigo mosteiro de Santa Maria de Panissars (século XI), e escavações arqueológicas recentes trouxeram à luz do dia vestígios da calçada romana.
Existe um rico património de arte românica. No âmbito deste espaço, o monumento mais notável é o antigo mosteiro beneditino de Sant Quirze de Colera. Onde de encontra a antiga paróquia de Santa Maria de Colera, também românica, tudo isto na área de Rabós.
Em La Jonquera encontram-se os restos do castelo Rocabertí e muito perto está o santuário de Santa Maria de Requesens, centro de devoção popular. São muito variadas e belas as mostras da arquitetura popular como as casas senhoriais das povoações de Can Laporta, em La Jonquera, ou a casa dos marqueses de Camps, em Espolla.
Mosteiro benedictino de Sant Quirze de Colera. Foto: Jaume Justafré
MUNICÍPIOS NA ÁREA PROTEGIDA
Dentro do Espaço Natural encontramos os municípios de Espolla, La Jonquera e Rabós d’Empordà, todos eles na província de Girona.
ROTAS, CAMINHOS E OUTROS
Todo o espaço está cheio de rotas e caminhos para fazer a pé ou de bicicleta e neles descobrirá monumentos megalíticos ou também os ambientes de Sant Quirze de Colera e Requesens. De destacar também a presença do Centro de Reprodução de Tartarugas de Albera.
SERVIÇOS E MAIS INFORMAÇÕES
No espaço podemos encontrar os seguintes serviços:
- Atividades de educação ambiental
- Estacionamento
- Área de Piqueniques
- Centro de Visitantes
- Itinerários sinalizados
- Material divulgativo e placares informativos
- Visitas guiadas
Escritório administrativo e Centro de Informação
Rectoria Vella. C. Amadeu Sudrià 3
17753 Espolla, Girona
T. 972 545 079
Centro de Informação e Exposição permanente
Can Laporta. C. Major 2
17700 La Jonquera, Girona
T. 972 555 713
Fontes: Informação facultada por ACER. Associació per a la Conservació de l’Entorn i la Recerca; e extraída de www.gencat.cat, www.empordaturisme.cat, www.tortugues.cat e Wikipedia.