VIVÈS

A dois quilómetros da auto-estrada (saída Boulou) em direcção a Céret, à direita, uma estrada serpenteia em direcção à serra de Aspres e passa por belos bosques de sobreiros e azinheiras.

Se você diminuir a velocidade, de repente, dá para ver um coelho europeu, uma perdiz e até um javali cruzando.

Nesta natureza selvagem, iluminada pelo sol, cheia de ar puro, imersa no aroma do tomilho, do alecrim, explode a alegria de uma primavera em flor: vassouras douradas, ou a doçura de um outono: vinhas violetas, folhagem amarelada..


Vivès. Foto: Mairie de Vivès

 

O QUE VISITAR?


Vivès. Foto: Mairie de Vivès

É neste ambiente que Vivès conseguiu manter a típica cidade catalã, com as suas ruas estreitas e íngremes, as suas casas com destacadas fachadas antigas de pedra adornadas com “CAYROUX”, os seus telhados vermelhos, tal como a sua Câmara Municipal, restaurada no mais puro estilo catalão.

Na praça, uma bela fonte nos oferece água preciosa e única em Aspres.

No centro da vila ergue-se a torre sineira da pequena igreja restaurada (séc. XII): nela podemos ver um magnífico retábulo e a sua lipsanothèque.

No beco sem saída que rodeia a igreja existe uma praça típica onde pode descansar à sombra das oliveiras. 

 

O QUE FAZER?

Caminhada 12: Sendero de Vivès

Este caminho leva você a descobrir paisagens autênticas. Localizada no flanco sudeste de Aspres, a cidade de Vivès e seus arredores são o berço de uma vegetação notável. A esteva de Montpellier, o zimbro, a vassoura-escorpião, a urze ou mesmo a azinheira florescem numa paisagem arejada e ensolarada. Os montados de sobro envolvem e protegem a bonita vila. O contraste é forte entre a paisagem mediterrânea que nos acolhe e a do vizinho maciço Canigó.

As instruções fornecerão informações sobre as cristas e picos que o cercam ao longo desta caminhada. São indicados os maciços de Albères e Canigó, o pico Neulous e ainda o pico Saint Christophe e o Roc de France. Você também seguirá os passos do Homem e de suas culturas ao longo dos vinhedos onde os pequenos grãos de Moscatel de Alexandria brilham sob os raios do sol. Se ficar atento, os caminhos de barro vão revelar os segredos da fauna local através das pegadas de um javali ou de uma raposa.

Duração: 2:45h
Distância: 10km
Indicações: amarelo
Declive: 243m

 


Montado de sobro em Vivès. Foto: Lluís Català

 

INSTITUT MÉDITERRANÉEN DU LIÈGE

O Institut Méditerranéen du Liège foi criado em 1993 em Vivès para promover e defender a cortiça e as suas aplicações. Este instituto é também um formidável centralizador de estudos técnicos, relatórios de conferências e unificador de actores do sector da cortiça.

O encontro de produtores de cortiça, nomeadamente durante a VIVEXPO (evento bienal que se realiza em Vivès), permite coordenar as suas ações a favor da produção e divulgação deste material, partilhando os seus conhecimentos, as suas reflexões, tanto para o desenvolvimento económico do setor como para o o desenvolvimento e uso sustentável dessas florestas.

OFERTA TURÍSTICA

Por fim, uma casa de campo harmoniosamente equipada como pousada vai recebê-lo em um ambiente catalão: L’HOSTALET DE VIVÈS, a meca da gastronomia catalã.

Serenidade, ar puro, passeios relaxantes, são as mais-valias deste lugar que te convidamos a descobrir, são os encantos de Vivès, muitas vezes apelidada de “JÓIA DE ASPRES”.

 

MAIS INFORMAÇÕES

MAIRIE DE VIVÈS
3 rue de la Mairie
66490 Vivès
T. 0468832080
F. 0468835549
mairie.vives@orange.fr

HORÁRIO DE ABERTURA AO PÚBLICO
Segunda-feira: das 13:30h às 17:00h
Quinta-feira: das 9:00h às 12:00h

 

Fontes: Mairie de Vivès