MAUREILLAS-LAS ILLAS

Maureillas-Las Illas é um extenso município de 4.210 hectares, localizado no sopé dos Pirenéus, a poucos quilômetros de Perpignan e que vai de Vallespir a Albères. Faz fronteira com a Espanha e sua altitude varia entre 78 metros (Tech) e 1.320 metros (Pic de Les Salines).

O rio La Rome atravessa seu território de leste a oeste, e o rio Las Illas de sul a norte. Os dois se tornam um no “pont rouge” para fluir no Tech na altura de Boulou.

Sua população está aumentando progressivamente de forma controlada (2.591 habitantes no censo de 2017) para em breve atingir 3.000 habitantes.

Maureillas-Las Illas faz parte da Communauté des Communes du Vallespir.


Maureillas-Las Illas. Foto: Lluís Català

 

O QUE VISITAR?


Maureillas-Las Illas, praça do povo. Foto: Mairie de Maureillas-Las Illas

O Museu da Cortiça. O concelho de Maureillas-Las Illas está situado no seio da história da cortiça e através deste pitoresco museu pode entrar no sector da cortiça. Você encontrará mais informações sobre o museu na seção Museus e Centros de Interpretação.

Além disso, Maureillas-Las Illas também abriga inúmeros monumentos históricos que testemunham a riqueza de sua história:

A capela de Saint Martin de Fenollar, pequena igreja de arquitectura pré-românica situada junto à antiga Via Domitia e datada do século IX. É decorada com magníficos afrescos que contam a história da Encarnação. É a decoração pintada mais importante de Roussillon. Esta capela é tombada como monumento histórico desde 1 de agosto de 1967.

A capela de Saint Michel de Riunoguès é uma pequena igreja pré-românica excepcionalmente bem preservada, construída entre os séculos IX e X. Abriga obras notáveis: um “banc de justice” e um curioso retábulo esculpido que representa Saint Michel matando o demônio. É listado como monumento histórico desde 14 de fevereiro de 1989. 

A Capela Notre Dame du Remède de Las Illas é uma pequena igreja que foi restaurada e remodelada várias vezes. É venerada em 15 de agosto, dia do festival Las Illas.

A Igreja de Saint Etienne de Maureillas é muito mais recente. Sua configuração atual data do século XVII. Preserva uma virgem do século XIII, uma pintura restaurada de Saint Michel do século XVII e móveis do século XVIII.

 

O QUE FAZER?

O território de Maureillas-Las Illas oferece inúmeras possibilidades de lazer ao ar livre e tem percursos conhecidos em toda a Europa:

A Via Verde Ciclovia n ° 8 “eixo pirinexus”, que liga Atenas a Cádiz, atravessa este território por 12 quilômetros e atravessa a fronteira no Col de Panissars para entrar no sul da Catalunha.

O GR 10, um caminho de longa distância que liga Hendaye e Banyuls / Mer, cruzando todos os Pirenéus, também passa por Maureillas-Las Illas por 18 quilômetros.

O Caminho de Santiago de Compostela percorre o município por mais de 10 quilômetros.

As Vias Verdes: O município de Maureillas-Las Illas, a Communauté des Communes du Vallespir e o Conselho Departamental dos Pirineus Orientais se comprometeram a criar uma rede de Vias Verdes nos eixos de proximidade para promover viagens de trabalho em casa. Estas ciclovias são grandes ferramentas para o território, permitindo a valorização do património e da paisagem e o desenvolvimento do turismo e das atividades locais. Além disso, busca oferecer uma alternativa para viajar de carro.

 


Maureillas-Las Illas. Foto: Lluís Català

Para além destes grandes eixos que oferecem um atractivo natural a este território, são inúmeros os trilhos assinalados para descobrir outro património:

  • O Dolmen Siureda localizado no montado de sobro a 6 km de Maureillas foi descoberto em 1986. 12 km / 4 horas a pé da área de lazer Prat de la Farga.
  • La Tour de Bel Œil, domina Maureillas a uma altitude de 308 metros. Acredita-se que seja uma torre de sinalização datada da Idade Média. 8 km / 2,30 horas a pé da área de lazer Prat de la Farga.
  • Le Col de Porteille, uma caminhada de 10 km / 3,30 horas da vila de Riunoguès até a passagem histórica dos exércitos espanhóis durante a Batalha de Boulou (1794).
  • Seguindo os passos dos Trabucayres, uma caminhada de 15 km / 5 horas / 780m D + da vila de Las Illas para caminhantes experientes. A saída fica ao lado do Hostal de los Trabucayres. 


Maureillas-Las Illas, « La Maison Pour Tous » e « La Pila ». Foto: Mairie de Maureillas-Las Illas

OFERTA TURÍSTICA

  • Como chegar?

    • A 9 saída Le Boulou a 5 km de Maureillas-Las Illas: direção Le Boulou/España na D90, depois de Thermes du Boulou, vire à direita na D618
    • D900 por Le Boulou: direção Maureillas, depois de Thermes du Boulou, vire à direita na D618
      D900 pela fronteira em Le Perthus: direção Perpignan, depois de Les Cluses, vire à esquerda na D618
    • Estação Perpignan a 25 km de Maureillas-Las Illas
      Estação Figueres a 35 km de Maureillas-Las Illas
    • Aeroporto La Llabanère de Perpignan-Rivesaltes a 35 km de Maureillas-Las Illas
      Aeroporto Girona Costa Brava a 75 km de Maureillas-Las Illas
       

Coordenadas GPS
Latitude: 42°29’29’’ Norte
Longitude: 2°48’39’’ Leste

 

MAIS INFORMAÇÕES

MAIRIE DE MAUREILLAS-LAS ILLAS
14 Avenue du Vallespir
66480 MAUREILLAS-LAS ILLAS
T. 04 68 87 52 52
Fax. 04 68 83 14 66
maureillaslasillas66@orange.fr

HORÁRIO
Segunda a quinta feira das 9h às 12h e das 14h às 18h
Sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h

MAISON POUR TOUS
Place de la République
66480 MAUREILLAS-LAS ILLAS
T. 04 68 21 61 27
maisonpourtous66@orange.fr

HORÁRIO
Segunda a sexta feira das 9h às 12h e das 14h às 18h

 

 

Fontes: Mairie de Maureillas-Las Illas