Os maciços de Montnegre e Corredor são duas unidades de relevo bem definidas que se dispõem alinhadas em paralelo à costa, formando parte da Cordilheira Litoral. A localização geográfica, o relevo e as variações climáticas entre as vertentes interiores e as que têm vista para o mar condicionam e dão diversidade de ambientes ao Parque. A sua proximidade com o mar favorece o desenvolvimento de uma vegetação exuberante enriquecida com numerosas espécies de carácter centro-europeu e, inclusivamente, atlântico.
A superfície da área protegida é de 15 010 hectares; 2241 são de sobreiros e 5876 de sobreiros com pinho.
Parque Natural de Montnegre e Corredor. Foto: Lluís Català
VEGETAÇÃO, FLORA E FAUNA ÚNICA
As massas florestais são quase contínuas no interior do Parque e incluem uma ampla variedade de comunidades vegetais com uma importante riqueza florística significativa. Assim se destaca o interesse micológico e biológico dos dois maciços.
As formações mais comuns são as de azinheiras e sobreiros. Na parte mais alta de Montnegre encontram-se carvalhos africanos e carvalhos de folha grande, bem como alguns pés de faia. Na sombra, entre aveleiras e azinheiras, sobressaem plantações importantes castanheiros. A existência de uma floresta densa e bem conservada favorece a prosperidade de espécies florestais como o javali, a gineta, o arganaz, o esquilo florestal, o açor, o pica-pau verde, o gaio comum ou a serpente branca.
Também habitam espécies próprias de ambiente centro-europeus como a fuinha, o rato vermelho ou o glis. Ultimamente foram identificadas diversas espécies arborícolas de morcegos, raros na Catalunha. Não podemos esquecer uma espécie de herbívoro recentemente introduzida: a corça. As zonas abertas, bastante escassas, são o habitat de predadores como águia cobreira, o milhafre, a raposa, a cobra-rateira e o lagarto.
Poupa. Foto: ACER
Santuário do Corredor. Foto: Arquivo de Montnegre e Corredor
PATRIMÓNIO
Desde os tempos antigos que os recursos oferecidos por estes dois maciços fizeram com que o homem se estabelecesse nestas terras, e prova disso são, por exemplo, os dólmenes de Piedra Arca e de Piedra Gentil. Também digno de nota são os restos de iberos de Turó del Vent e Puig del Castell, bem como muitas igrejas, capelas e ermidas medievais. No ponto culminante do Corredor encontra-se o Santuário com o mesmo nome, que em 1544 era uma ermida e, posteriormente, foi reconstruído com um estilo gótico tardio. Na vertente marítima fica a igreja pré-românica de Sant Martí de Mata.
Na área de Montnegre, onde as comunicações foram sempre mais difíceis, encontram-se paróquias isoladas e nos lugares elevados descobrimos ermidas e as ruínas do Mosteiro de Roca-Rossa. Definitivamente, uma visita imprescindível tanto para os amantes da natureza como para os que queiram conhecer a história destes municípios através de lugares importantes e os seus edifícios.
MUNICÍPIOS NA ÁREA PROTEGIDA
No Parque Natural podemos encontrar os seguintes municípios, todos eles da província de Barcelona: Arenys de Munt, Dosrius, Fogars de Montclús, Llinars del Vallès, Mataró, Palafolls, Pineda de Mar, Sant Cebrià de Vallalta, Sant Celoni, Sant Iscle de Vallalta, Tordera, Vallgorguina e Vilalba Sasserra.
ROTAS E CAMINHOS
O Parque oferece uma grande quantidade de rotas guiadas por especialistas que nos ajudarão a descobrir e interpretar a paisagem do este. Fauna, flora e história unem-se para nos mostrar os cantos mais bonitos deste ambiente e os seus municípios.
Encontrarão também trilhos para BTT assim como horários e pontos de partida no seguinte link.
SERVIÇOS E MAIS INFORMAÇÕES
No espaço podemos encontrar os seguintes serviços:
- Estacionamento
- Área de Piqueniques
- Centro de Visitantes
- Itinerários sinalizados
- Material divulgativo e placares informativos
- Visitas guiadas
Posto do Parque Natural de Montnegre e Corredor
Església, 13 – 2º
08471 Vallgorguina, Barcelona
T. 938 679 452
p.montnegre@diba.cat
Poderão encontrar outros centros e pontos de informação em: Hortsavinyà, Santurari del Corredor, Sant Cebrià de Vallalta, Arenys de Munt, Sant Iscle de Vallalta, Mercado de Tordera, Fogars de la Selva e no Centro de Turismo de Sant Celoni.
Fontes: Informação facultada por ACER. Associació per a la Conservació de l’Entorn i la Recerca; e extraída de http://parcs.diba.cat, www.arenysdemunt.cat, www.dosrius.cat, www.fogarsdemontclus.cat, www.llinarsdelvalles.cat, www.mataro.cat, www.palafolls.cat, www.pinedademar.org, www.stcebria.net, www.santceloni.cat, www.santiscle.cat, www.tordera.cat, www.vallgorguina.cat, www.vilalbasasserra.cat e Wikipedia.