Les Gavarres constitui o extremo setentrional da cordilheira Litoral Catalã. Este maciço, de reconhecidos valores científicos, ecológicos, paisagísticos, culturais e sociais, foi declarado Espaço de Interesse Natural em dezembro de 1992, com uma superfície de 28 672 hectares, e está incluído na Rede Natura 2000.
Constitui una verdadeira barreira física entre Baix Empordà e a Selva, sendo o seu pico mais alto o Puig de la Gavarra, de 532 metros de altitude, seguido pelo Puig d’Arques, com 527 metros.
VEGETAÇÃO, FLORA E FAUNA ÚNICA
Neste maciço estão localizados os sobreiros e bosques de pinho marítimo mais significativos do território catalão. Destaca-se também a vegetação de torrentes e zonas com pouco sol e húmidas, que é mais própria de ambientes euro-siberianos, como os bosques de amieiros, aveleiras e castanheiras, que contrastam com o resto do território predominantemente mediterrâneo. Quanto à flora única, é de ressaltar os isoetes e as orquídeas, a mais especial é trança-de-dama-estival.
Les Gavarres, Romanyà de la Selva. Foto: Lluís Català
Existe também uma grande diversidade faunística. O grupo mais estudado e abundante é o das aves, entre elas, rapinas como o bufo-real, o bufo-pequeno e o gavião. Destaca-se a presença de 14 espécies de morcegos, todos eles protegidos e alguns bastante raros como o morcego-rato-patudo.
PATRIMÓNIO
O património cultural de Les Gavarres é rico e diverso. Entre os restos arqueológicos mais relevantes estão mais de 40 monumentos funerários. Ao longo dos anos, a cultura ibérica e os romanos povoaram a zona e por isso podem também ser encontrados vestígios dessas civilizações.
A partir do século X, pequenas comunidades de agricultores instalaram-se no coração do maciço e ao reder delas foram sendo construídas igrejas que geraram uma nova organização do território: a paróquia.
A evolução interna na sociedade do maciço foi paralela ao desenvolvimento dos mercados urbanos de Girona e Barcelona e isso fez com que as terras de Les Gavarres se fossem dedicando a atividades económicas vinculadas à exploração do bosque e de los recursos naturais como a lenha, o carvão, os fornos de cal e vidro, os poços de gelo, etc.
O património arquitetónico que podemos encontrar em cada um dos municípios que formam parte do maciço merece bem a pena ser visitado.
Les Gavarres, Peratallada. Foto: José Jiménez e Montse López (ACER)
MUNICÍPIOS NA ÁREA PROTEGIDA
No espaço de Interesse Natural encontramos os municípios de: Cruïlles, Monells i Sant Sadurní de l’Heura, Calonge, Cassà de la Selva, Castell-Platja d’Aro, Celrà, Forallac, Girona, Juià, La Bisbal d’Empordà, Llagostera, Llambilles, Madremanya, Mont-ras, Palafrugell, Palamós, Quart, Sant Martí Vell, Santa Cristina d’Aro, Torrent e Vall-llòbrega, todos na província de Girona.
ROTAS, CAMINHOS E OUTROS
O maciço de Les Gavarres é um lugar perfeito para fazer caminhadas ou excursões de bicicleta. A empresa Globus Empordà oferece outras atividades turísticas para descobrir Les Gavarres e seus arredores: uma viagem em grande, tanto para adultos como crianças, que não deixa ninguém indiferente, ou excursões a cavalo ou em carruagens.
Outra opção divertida pode ser as atividades e workshops que são disponibilizados por empresas de educação ambiental, como Pipistrellus S.C., para descobrir os ofícios de Les Gavarres ou colher frutos silvestres, entre muitas outras alternativas. Também podemos observar o firmamento num lugar privilegiado, o Santuário dos Anjos, no Observatório Astronómico Les Gavarres.
Os municípios que formam parte do maciço também oferecem atividades de enoturismo e rotas gastronómicas, como é o caso de Calonge.
SERVIÇOS E MAIS INFORMAÇÕES
No espaço podemos encontrar os seguintes serviços:
- Atividades de educação ambiental
- Estacionamento
- Centro de educação ambiental
- Centro de Visitantes
- Itinerários sinalizados
- Material divulgativo e placares informativos
- Visitas guiadas
Les Gavarres Consortium
Can Geronès. Finca Camps i Armet s/n
17121 Monells, Girona
T. 972 643 695
consorci@gavarres.cat – www.gavarres.cat
Les Gavarres, Romanyà de la Selva. Foto: Lluís Català
Fontes: Informação facultada por ACER. Associació per a la Conservació de l’Entorn i la Recerca; e extraída de www.gavarres.cat, www.visitemporda.com, www.baixemporda-costabrava.org, wikiloc.com, www.globusemporda.com, www.hipicaunicorn.com, www.pipistrellus.com, www.espaiastronomic.com, www.rutesdelviemporda.com e Wikipedia.