A Mancomunidade inclui os municípios de Valencia de Alcántara, Membrío, Salorino, Santiago de Alcántara, Cedillo, Herreruela, Herrera de Alcántara, Carbajo e San Vicente de Alcántara. Situa-se a oeste da orla central da Extremadura, entre Portugal e as províncias de Cáceres e Badajoz.
Os prados são o habitat mais presente, uma paisagem transformada pelo homem durante milénios. Neles existe uma grande riqueza faunística, albergando espécies em grave perigo de extinção como a águia imperial ibérica, o abutre-preto, o lince ibérico, o gato-bravo, o lobo ibérico, a águia-real, a águia-cobreira e o milhafre.
O QUE VISITAR E FAZER?
No território da Mancomunidade encontra-se o maior e melhor conservado conjunto de dólmenes da Europa Ocidental, declarados Bem de Interesse Cultural com a categoria de Recinto Megalítico. Existem também vários monumentos históricos nacionais como a Igreja de Rocamador, edifícios e conjuntos históricos como o Bairro Gótico, ambos em Valencia de Alcántara e um numeroso conjunto de igrejas e ermidas de curiosa arquitetura popular.
Barco turístico do Parque Natural Tejo Internacional. Foto: Mancomunidade Serra de San Pedro
No entanto o que mais se destaca no seu ambiente são os espaços naturais, como o Parque Natural Tejo Internacional e a Serra de San Pedro.
Os dólmenes, Valencia de Alcántara. Foto: Mancomunidade Serra de San Pedro
CURIOSIDADES…
Cada município que faz parte da Mancomunidade tem as suas próprias festas e tradições, como os carnavais, as romarias, as procissões da Semana Santa, etc. Destacam-se entre elas o Corpus Christi de San Vicente de Alcántara e a Romaria de San Isidro em Valencia de Alcatára, ambas declaradas Festas de Interesse Turístico Regional, o Festival Medieval Boda Regia Também de Valencia ou a Mascarrá, que se celebra em vários dos municípios.
São muitos os produtos e pratos típicos que se podem encontrar nesta zona. De destacar o azeite, os queijos, o mel, a rosca de piñonante (doce regional), o buche, as torrijas, os pestiños, as mondongas, os bolos de páscoa ou as perrunillas.
OFERTA TURÍSTICA
Devido ao território tão extenso que ocupa a Mancomunidade, podem encontrar-se muitas tipologias de alojamentos e também estabelecimentos de restauração. Poderá localizá-los através da página de internet de cada município. Por outro lado, no Parque Natural Tejo Internacional existem muitas rotas sinalizadas para a prática das caminhadas, BTT, etc., sem esquecer as rotas fluviais do Barco Balcón del Tajo.
MAIS INFORMAÇÕES
Mancomunidade Serra de San Pedro
C. Pizarro 16
10500 Valencia de Alcántara, Cáceres
T. 927 668 147
info@mancomunidadsierrasanpedro.com
www.mancomunidadsierrasanpedro.com
Escritórios do Barco del Tajo
C. Oaxaca 17
Local 1º 1º
10005 Cáceres
T. 927 231 897
www.barcodeltajo.com
Taejo Internacional
http://taejo.eu/
Serra de San Pedro, Salorino. Foto: Mancomunidade Serra de San Pedro
Fontes: Informação extraída de www.mancomunidadsierrasanpedro.com, http://taejo.eu, www.barcodeltajo.com e Wikipedia.