San Vicente está situado no noroeste da província de Badajoz e a sua paisagem caracteriza-se pelos pastos e planícies e especialmente pela Serra de San Pedro, um espaço com grande riqueza ambiental, quer pela sua flora como pela sua fauna.
O município faz parte de um importante foco megalítico, como comprova a abundância de dólmenes, menires e outros monumentos funerários. No século XII ocorreu uma repovoação do território por parte da ordem de Alcántara, a qual, entre outras atuações, construiu o castelo de Piedrabuena, uma fortaleza senhorial incluída na Rota dos Castelos da Extremadura.
San Vicente é considerada a cidade da cortiça, onde existe a maior concentração de indústrias transformadoras deste material e parte da sua cultura e festas giram em redor da cortiça.
Castelo de Piedrabuena. Foto: Susana Expósito Amaro
O QUE VISITAR E FAZER?
San Vicente encontra-se num lugar privilegiado em plena Serra de San Pedro. Neste ambiente natural vivem espécies em perigo de extinção com a águia imperial ibérica, que com 31 casais é onde se pode encontrar a maior concentração desta majestosa ave; entre outras, os abutres-pretos, os bufos reais, cegonhas-pretas… Uma grande atração turística é o berro dos muitos veados que existem neste lugar e que se pode começar a escutar no final do verão. Se são amantes das caminhadas, dos passeios de bicicleta de montanha, a cavalo ou até em veículos motorizados, em San Vicente encontrarão inúmeras rotas.
No mesmo núcleo ou nos seus arredores podem também visitar o conjunto megalítico e tumbas antropomorfas, a igreja de San Vicente Mártir, a ermida de Santa Ana ou o castelo de Piedrabuena.
O município conta com equipamentos culturais como o Museu da Identidade da Cortiça, o Centro de Interpretação da Natureza Alas ou o Observatório de Fauna Aquática Celestino Ramajo.
A extração de cortiça. Foto: Susana Expósito Amaro
CURIOSIDADES…
A principal fonte de riqueza do município é a indústria corticeira. Desta forma, pode comprar-se artesanato de cortiça, figuras, maquetes, etc. e no Museu da Identidade da Cortiça encontram-se figuras únicas. É de destacar também a existência de um artesanato dedicado ao couro, que realiza calçado à medida, sapatos clássicos, botas de caça. etc.
Por outro lado, celebram-se uma grande quantidade de festas com uma forte tradição arraigada destacando, por exemplo, a festa de San Vicente Mártir ou o Corpus Christi, esta última declarada Festa de Interesse Turístico Regional.
OFERTA TURÍSTICA
O município dispõe de uma tipologia variada de alojamentos, principalmente de tipo rural, assim como estabelecimentos de restauração onde se podem degustar especialidades gastronómicas da zona.
Corpus Christi. Foto: Câmara Municipal de San Vicente de Alcántara
MAIS INFORMAÇÕES
Câmara Municipal de San Vicente de Alcántara
Parque de España 1
06500 San Vicente de Alcántara, Badajoz
T. 924 410 050
ayuntamiento@sanvicentedealcantara.es
www.sanvicentedealcantara.es
http://turismociudaddelcorcho.es
Escritório de Turismo e Informações
Plaza de Joaquín Salgado s/n
(Centro de Interpretação)
06500 San Vicente de Alcántara, Badajoz
T. 924 410 945
centroalas@sanvicentedealcantara.es
Fontes: Informação extraída de www.sanvicentedealcantara.es e http://turismociudaddelcorcho.es.