Parque Natural de Los Alcornocales

Este Parque Natural está situado no extremo ocidental da Cordilheira Bética. É constituído por um conjunto de serras de relevo abrupto e escarpas acentuadas, apresenta o seu ponto mais alto no Pico de Aljibe (1092 metros). É o terceiro maior dos espaços naturais protegidos de Andaluzia e pertence maioritariamente à província de Cádis, exceto o extremo nordeste que faz parte de Málaga.

A superfície protegida é de 167 767 hectares e as suas áreas de sobreiros foram catalogadas entre os principais bosques residuais comunitários, bem como pela sua riqueza biológica.

espacio-natural-alcornocales-1
Parque Natural de Los Alcornocales. Alcalá de los Gazules, El Picacho. Foto: Lluís Català

 

VEGETAÇÃO, FLORA E FAUNA ÚNICA

O Parque Natural tem uma extensão de sobreiros de 119 000 hectares, quase 50% do total que se encontra em Andaluzia. Nos talvegues e zonas sombrias o sobreiro dá lugar ao carvalhal e nas encostas de solos mais pobres cede o terreno ao matagal de urze, estevas, urze e carvalho-anão. A vegetação única que se pode encontrar nesta zona é a que ocupa as encostas cabeceiras das ribeiras, formando bosques ribeirinhos denominados canutos, que se estendem pelas ladeiras húmidas e recebem o nome de bosques de niebla. De destacar a presença de três espécies de flora: Culcita macrocarpa, Marsilea ba-tardae e Narcissus viridiflorus.

O Parque alberga uma interessante comunidade faunística, resultado da riqueza dos ecossistemas naturais presentes e do seu bom estado de conservação. Foi detetada a presença de mais de 250 espécies de vertebrados, entre os quais se destaca o grupo das aves como o mais numeroso. Em seguida, com um número mais baixo, encontram-se os mamíferos, os répteis, os anfíbios e os peixes.

PATRIMÓNIO

O espaço natural tem um património rural de grande importância, ligado às atividades tradicionais e aos valores naturais da zona. Entre os elementos de valor destaca-se o património arqueológico do período pré-histórico, onde constam desde dólmenes a pinturas Rupestres, vestígios da época romana, numerosos castelos e monumentos medievais. Também sobressai o património etnológico ligado às atividades tradicionais, podendo encontrar-se moinhos de água ou vestígios relacionados com a carbonização.

Uma das atividades mais importantes é a extração da cortiça e a transformação em rolha. Trata-se de um acontecimento social e económica no calendário anual do Parque mostrando as várias utilizações deste material, através de workshops artesanais.

Para mais informações

 

espacio-natural-alcornocales-4
O trabalho do tropeirada. Foto: Fundo fotográfico de GDR de Los Alcornocales

MUNICÍPIOS NA ÁREA PROTEGIDA

Dentro da área protegida encontramos os seguintes municípios da província de Cádis: Alcalá de los Gazules, Algar, Algeciras, Arcos de la Frontera, Los Barrios, Benalup-Casas Viejas, Benaocaz, El Bosque, Castellar de la Frontera, Jerez de la Frontera, Jimena de la Frontera, Medina-Sidonia, Prado del Rey, San José del Valle, Tarifa e Ubrique. Na província de Málaga, encontramos o município de Cortes de la Frontera.

 

ROTAS E CAMINHOS

Existem várias rotas que nos mostram o património arqueológico e etnológico ligado a este espaço natural. Entre elas, podemos destacar a rota dedicada à pré-história, outra à época romana e a que nos mostra o património ligado à época medieval.

Por outro lado, existem também trilhos que nos levam aos lugares mais únicos, como a rota do Corredor Verde, a rota entre Tarifa e Los Barrios ou a de Ribera de Palmones.

 

SERVIÇOS E MAIS INFORMAÇÕES

No espaço podemos encontrar os seguintes serviços:

  • Atividades de educação ambiental
  • Estacionamento
  • Área de Piqueniques
  • Centro de educação ambiental
  • Centro de Visitantes
  • Itinerários sinalizados
  • Material divulgativo e placares informativos
  • Obsevartório de fauna
  • Visitas guiadas

Posto do Parque Natural de Los Alcornocales
Ctra. Alcalá-Benalup-Casas Viejas. Km 1, CEDEFO
11180 Alcalá de los Gazules, Cádiz
T. 956 418 901
pn.alcornocales.cma@juntadeandalucia.es
www.alcornocales.org

No município de Alcalá de los Gazules poderão encontrar a Aula de natureza El Picacho e o Centro de visitantes El Aljibe. Também existem pontos de informação em Los Barrios, Jimena de la Frontera e Benalup-Casas Viejas.

Se gosta de turismo activo e de bicicleta de montanha, não pode deixar de visitar o recentemente inaugurado Centro BTT Alcornocales, em Los Barrios.

espacio-natural-alcornocales-3
Rododendro. Foto: Fundo fotográfico de GDR de Los Alcornocales

 

Fontes: Informação facultada por ACER. Associació per a la Conservació de l’Entorn i la Recerca; e extraída de www.alcornocales.org, www.juntadeandalucia.es, www.andalucia.org, www.gdralcornocales.org e Wikipedia.