Este Parque está dividido entre dois países ao longo do rio Tejo. O território de Espanha, na província de Cáceres, estende-se por uma área de 25.088 hectares; e a parte de Portugal, no distrito de Castelo Branco, ocupa 26.484 hectares. Ambas as áreas têm características idênticas e o rio Tejo serve como uma ligação entre os dois países, que se estende por 60 quilómetros.
Este espaço é conhecido pela sua riqueza botânica, e encontramos espécies muito importantes na sua fauna, algumas delas ameaçadas de extinção, como a águia imperial espanhola e a cegonha-preta. Foi declarada a 7 de julho de 2006, e grande parte da sua superfície coincide com as áreas declaradas ainda como Zona de Proteção Especial para Aves (ZPEA) e Sítio de Importância Comunitária (SIC).
Ponto de observação (miradouro) da Carrasquera, Cedillo. Foto: Javier Lemus
VEGETAÇÃO, FLORA E FAUNA ÚNICA
Veados a atravessarem o rio Tejo, Parque Natural Tejo Internacional. Foto: José María Barrera
O principal tipo de vegetação do Parque é a floresta mediterrânica. Encontramos com abundância a azinheira, o sobreiro, o carrasco, a “olivilla” e o lentisco-bastardo, o medronheiro e várias espécies de urzes. Muito ocasionalmente encontramos espécies de influência atlântica como o carvalho, o freixo da montanha e a flor de orvalho, esta última de forma pouco numerosa.
Em relação à fauna, espécies importantes coexistem nesta área, como a cegonha-preta, a águia imperial branca e o lagostim nativo, todas elas ameaçadas de extinção. Também existem importantes populações de lontras, lagarto-de-água, águia-cobreira, águia dourada, abutre, abutre grifon e preto, e da águia de Bonelli. Há que destacar também numerosas colónias de borboletas que vivem no parque, para não mencionar os peixes nativos do rio Tejo. Como mamíferos, podemos ver veados, javalis, texugos, marta, doninha, toirão, geneta, mangusto e gato selvagem.
PATRIMÓNIO
Os conjuntos de antas e menires do Tejo Internacional são altamente relevantes e bem conhecidos pelo seu bom estado de conservação. Podem ser encontrados nos municípios de Valencia de Alcántara, Santiago de Alcántara, Herrera, Cedillo e Alcantara. São tantos e tão importantes que se tornou fundamental divulgar e interpretar este património através da criação do Centro de Interpretação da Cultura Pré-histórica.
Outra visita imperdível é o conjunto monumental de Alcántara, que graças à localização da sede da Ordem de Alcántara, transformou a cidade num centro cultural, económico, religioso e administrativo. A Ordem de Alcántara foi criada para lutar contra os muçulmanos durante a Reconquista e alcançar a estabilidade dos territórios recuperados.
Todo este património histórico, etnográfico e cultural, juntamente com este natural, faz com que a visita ao Parque Natural Tajo Internacional se converta numa experiência única.
Ponte de Alcántara. Foto: Javier Lemus
MUNICÍPIOS NA ÁREA PROTEGIDA
Os municípios na área protegida, todos eles na província de Cáceres, são: Alcántara, Brozas, Carbajo, Cedillo, Herrera de Alcántara, Membrío, Salorino, Herreruela, Santiago de Alcántara, Valencia de Alcántara e Zarza la Mayor.
Dólmen El Mellizo, Valencia de Alcántara. Foto: Javier Lemus
ROTAS, CAMINHOS E OUTROS
Existem inúmeras rotas para conhecer a área, desde as que percorrem as cidades e o seu património, às trilhas onde se pode admirar a beleza do parque e sua flora e fauna. Pontos de observação, antas, prados, rios… uma oferta para todos os gostos e idades e com diferentes níveis de dificuldade e duração.
Entre toda a oferta, podemos destacar itinerários para BTT, as rotas fluviais do barco Balcón del Tajo, rotas en 4×4 para descobrir o cio do cervo, rotas gastronómicas, etc.
SERVIÇOS E MAIS INFORMAÇÕES
No espaço podemos encontrar os seguintes serviços:
- Atividades de educação ambiental
- Estacionamento
- Área de Piqueniques
- Centro de educação ambiental
- Centro de Visitantes
- Itinerários sinalizados
- Material divulgativo e placares informativos
- Observatório de fauna
- Visitas guiadas
Escritório do Parque Natural Tejo Internacional
C. Arroyo Valhondo, 2 1ª planta
10071 Cáceres
T. 927 006 158 – 927 006 281
www.extremambiente.es
Centro de Interpretação do Parque Natural Tejo Internacional
C. Cuatro Calles, 2
10980 Alcántara, Cáceres
T. 927 390 132
ci.tajointernacional@juntaextremadura.net
Fontes: Informação extraída de www.turismotajointernacional.com, www.extremaambiente.gobex.es e Wikipedia.