Na fronteira entre as províncias de Cáceres e Badajoz encontra-se a Serra de San Pedro, no planalto sul da Península Ibérica. A superfície protegida é de 115.032 hectares.
A norte encontramos os rios Tejo e Salor e próximo do limite noroeste corre o rio Ayuela. Até ao sul o relevo suaviza cada vez mais, até terminar de uma maneira brusca pela interrupção de uma falha.
Serra de San Pedro, San Vicente de Alcántara. Foto: Lluís Català
VEGETAÇÃO, FLORA E FAUNA ÚNICA
Serra de San Pedro, San Vicente de Alcántara. Foto: Lluís Català
Na Serra de San Pedro existem dois tipos de paisagem: o pasto e a serra. Azinheiras e sobreiros constituem um dos ecossistemas mais complexos e antigos do território, apresentando formações intermédias como os pastos, os bosques de mato nobre, o mato oportunista, prados, olivais e outros cultivos. Cabe também mencionar os bosques de ribeira, formados por amieiros e freixos.
O tamujo é um endemismo da região luso-extremadurense presente na serra graças à sua excelente adaptação à estiagem e à falta de humidade, bem como às inundações e frio extremo.
Na espessura da Serra de San Pedro podem observar-se muitas das espécies de fauna ameaçadas da Europa, entre elas as mais famosas espécies ibéricas: o lobo e o lince. No entanto é nas aves que se encontram as joias faunísticas de este lugar. A águia-imperial-ibérica, com 21 casais, representa a metade da população regional, para além de outras espécies de grande interesse como a águia-real, o abutre-preto, o grifo, a cegonha-preta, o bufo real ou o grou.
PATRIMÓNIO
Povoado desde a época pré-histórica, os primeiros habitantes dos municípios da Serra de San Pedro remontam ao período paleolítico: menires, restos megalíticos e dólmenes são prova disso. Nesta zona encontra-se o maior e melhor conservado conjunto de dólmenes da Europa Ocidental, declarados Bens de Interesse Cultural com a categoria de Recinto Megalítico.
O domínio romano deixou uma marca profunda em toda a zona, mas é à época medieval que pertencem a maior parte dos vestígios: castelos, recintos amuralhados, santuários, igrejas paroquiais e ermitas.
De outras épocas encontraremos vários monumentos históricos nacionais (como a Igreja de Rocamador de Valencia de Alcántara), edifícios e conjuntos históricos (como o Bairro Gótico de Valencia de Alcántara) e um numeroso conjunto de igrejas e ermidas de curiosa arquitetura popular.
MUNICÍPIOS NA ÁREA PROTEGIDA
Na Serra de San Pedro encontramos os municípios de Alburquerque, San Vicente de Alcántara e Villar del Rey, na província de Badajoz; e Aliseda, Cáceres, Carbajo, Herreruela, Membrío, Salorino, Santiago de Alcántara e Valencia de Alcántara, na província de Cáceres.
ROTAS E CAMINHOS
Existem várias rotas e trilhos para desfrutar de la natureza que oferece a Serra de San Pedro e também para descobrir o seu património. Podemos destacar a Rota dos dólmenes, rotas ornitológicas, rotas pelo bairro gótico, etc. Também podemos encontrar vários miradouros assinalados para nos deleitarmos com vistas únicas.
Bairro gótico-judaico de Valencia de Alcántara. Foto: Mancomunidade Serra de San Pedro
SERVIÇOS E MAIS INFORMAÇÕES
No espaço podemos encontrar os seguintes serviços:
- Atividades de educação ambiental
- Estacionamento
- Área infantil
- Área de Piqueniques
- Centro de educação ambiental
- Centro de Visitantes
- Itinerários sinalizados
- Material divulgativo e placares informativos
- Visitas guiadas
Direção Geral do Meio Natural. Centro de Recuperação da Fauna e Educação Ambiental “Los Hornos”
Caixa Postal 7
10181 Sierra de Fuentes, Cáceres
T. 927 200 170
Escritório de Turismo de Alburquerque
Plaza de España s/n
06510 Alburquerque, Badajoz
T. 924 401 201
Fontes: Informação facultada por ACER. Associació per a la Conservació de l’Entorn i la Recerca; e extraída de www.mancomunidadsierrasanpedro.com e Wikipedia.